A neuróbica consiste de uma série de exercícios psicológicos que
parecem até crossfit para o cérebro e que usam os 5 sentidos: visão,
audição, olfato, paladar e tato. Realizar estas atividades regularmente
estimula o desenvolvimento de novas conexões nervosas em diversas áreas
do cérebro, fortalece as células cerebrais e promove a produção
de substâncias que melhoram a memória.
É com prazer que o Incrível.club traz para você estes simples exercícios. Realizando-os todas as manhãs, dentro de algum tempo você irá sentir o efeito positivo.
Veja mais:
Steve Jobs: 6 Exercícios para treinar o cérebro
10 charadas para exercitar o cérebro
É com prazer que o Incrível.club traz para você estes simples exercícios. Realizando-os todas as manhãs, dentro de algum tempo você irá sentir o efeito positivo.
1. Escove os dentes com a mão que você menos usa
Estudos mostram que o uso do hemisfério oposto do seu cérebro (como neste exercício), amplia rápida e consideravelmente as áreas do córtex cerebral.- Como fazer: escove os dentes com a mão que não é a dominante, e lembre-se de usar o creme dental com a mesma mão.
2. Tome banho com os olhos fechados
As sensações táteis ativam outras áreas do cérebro. Suas mãos percebem aquilo que você não enxerga e enviam sinais ao cérebro.- Como fazer: em todos os sentidos, use apenas o tato (faça isso com muito cuidado para evitar lesões). Abra o chuveiro e ajuste a água confiando em suas sensações. Em seguida, tome banho com os olhos fechados.
3. Mude sua rotina matutina
Estudos sobre o cérebro mostram que novas tarefas aumentam o córtex cerebral, já que incrementam a atividade do órgão.- Como fazer: vista-se após o café da manhã, passeie com o seu cachorro em algum lugar novo, mude seu canal da TV ou estação de rádio favoritos.
4. Deixe objetos de cabeça para baixo. Literalmente
Quando você vê objetos em sua posição normal, o hemisfério esquerdo, ou ’verbal’, do seu cérebro os identifica rapidamente, e logo desvia sua atenção para outra coisa. Quando você vira os objetos de cabeça para baixo, o hemisfério direito entra no trabalho, tentando reconhecer a forma, a cor e a relação da imagem aparentemente incompreensível.- Como fazer: deixe de cabeça para baixo as suas fotos de família, relógio de parede e calendário, por exemplo.
5. Mude lugares à mesa
Em boa parte das famílias, cada pessoa tem seu próprio lugar à mesa, mas o seu cérebro precisa constantemente de novas experiências.- Como fazer: mude os lugares para passar a ver por outro ângulo o ambiente, as pessoas ao seu lado e até a forma como você usa coisas como sal e pimenta.
6. Experimente novos aromas
Você provavelmente nem sequer se lembra como ’aprendeu’ que o cheiro do café está associado com o começo de um novo dia. É possível criar novas conexões neurais ao conectar alguns aromas, como baunilha, canela, hortelã, com algum tipo de atividade.- Como fazer: mantenha o extrato do seu aroma predileto ao lado da cama. Abra-o e cheire-o ao acordar, ao lavar o rosto e ao trocar de roupa. Cheire ramos de plantas e flores. Plante uma nova espécie de flor e, claro, experimente seu aroma.
7. Baixe o vidro do seu carro
O hipocampo é a parte do cérebro que responde pelas lembranças. E lembranças ficam mais vivas quando há aromas, sons e imagens associados.- Como fazer: tente reconhecer novos sons e aromas em seu caminho. Manter a janela aberta ajuda.
8. Analise os produtos no supermercado
As lojas são organizadas de maneira que as mercadorias mais caras e comerciais fiquem no nível dos olhos. Por isso, quando você está fazendo compras, acaba deixando de ver muitas coisas.- Como fazer: pare diante de qualquer corredor no supermercado e observe as gôndolas, de cima até embaixo. Caso você veja algo que nunca havia visto antes, pegue o produto, leia seu rótulo e pense. Não é preciso necessariamente comprá-lo, mas assim você quebra a rotina e ganha uma nova experiência.
9. Aumente a quantidade de comunicações no decorrer do dia
Estudos científicos já comprovaram diversas vezes que o déficit de comunicação exerce influência negativa e grave nas habilidades cognitivas gerais.- Como fazer: você está com sede? Bateu aquela vontade de fazer um lanche no meio da tarde? É melhor comprar uma bebida no supermercado ou algo para comer numa lanchonete (ou, melhor, ainda, numa feira, se houver!) do que recorrer a uma daquelas máquinas de snacks.
10. Leia de maneiras diferentes
Utilizamos diferentes áreas do cérebro quando lemos ou ouvimos, quando lemos m voz alta ou silenciosamente.- Como fazer: leia em voz alta, mudando os papéis de ouvinte e de leitor. Talvez você demore mais tempo lendo um livro, mas por outro lado, passará mais tempo junto a ele.
Steve Jobs: 6 Exercícios para treinar o cérebro
10 charadas para exercitar o cérebro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.