O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!
Enquanto o bonitão está pegando você
O nerd está criando um software no PC
Enquanto o sarado malha na academia
O nerd está lendo as notícias do dia
Enquanto o bonitão tá na balada te chifrando
O nerd com certeza está em casa estudando
O curso superior do gostosão tá no início
E o nerd ganha em dólar no Vale do Silício
O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!
O nerd tem conserto, é só você ensinar
O penteado certo e a melhor roupa pra se usar
O saradão de hoje é o gordo de amanhã...
Parou de tomar bomba? Vai ter que usar sutiã!
O gostosão ainda sai no carro do pai
E o nerd é a atração de um workshop em Dubai
O gostosão te esquece quando vê um carro esporte
E o nerd está lá dentro com uma mulher de sorte
O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!
Imagine o nerd sem cabelo ensebado
Sem espinhas e sem colarinho abotoado
Sem o cinto social junto com tênis branco
Imagine o nerd com cinco milhões no banco!
O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!(x3)
Nerd
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para outros significados, veja Nerd (desambiguação).
Nerd (para a língua portuguesa do inglês estadunidense nerd, pronuncia-se AFI: [ˈnɝːd], "nâa(r)dz") é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação
depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais,
que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de
outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas
vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário
pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de
integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.Índice
Etimologia
A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas.1 Na década de 1960 difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado a pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões da sociedade - principalmente físicos e intelectuais - tornando-se uma pessoa marginalizada, tímida e solitária. Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem.Outra possível origem da palavra vem do hábito de alguns estudantes do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português) de chamar alguns alunos de "knurd" (a palavra vem de "drunk", bêbado em inglês, escrito ao contrário)
Estereótipo
Segundo Paul Graham, "Existe uma relação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Se ser esperto parece fazer a pessoa não popular" de forma análoga vem a conotação pejorativa.Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e podem ser muito sociáveis se sentirem-se confortáveis no ambiente.
Apesar de serem uma Tribo Urbana, pode ser difícil reconhecê-los no dia-a-dia pois, ao contrário das outras tribos, não tem um estilo facilmente reconhecível à primeira vista, porém com um convívio prolongado, é possível claramente diferenciá-los. Tampouco gostam dos mesmos tipos de música, e nem todos frequentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica ou mesmo, preferirem ficar em casa envolvidos em suas atividades).
Mas é importante ressaltar que nem sempre os nerds querem isso para suas vidas, uma certa faixa da respectiva população nerd busca mudar para o grupo considerado antônimo dos nerds, os populares, fazendo-os usar o seu dom para isso, a inteligência, desse modo o nerd analisa todo o funcionamento da sociedade e por que ela é assim. Isso costuma acontecer com os adolescentes, que por terem tido uma infância controlada pelos pais, não souberam como agir com a sociedade no começo da adolescência, ficando assim sozinhos, tendo que apelar para coisas do mundo nerd.
Sub-grupos
Há muitos 'sub-grupos' de nerds. Dentre eles, destacam-se:- Geeks, em alguns lugares também chamados de tecnonerds, são os nerds cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática;
- Gamers, os jogadores compulsivos de Vídeo games;
- Retro-Gamers, jogadores que gostam ou preferem Vídeo games e jogos antigos;
- Cards Gamers, os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon);
- Board Gamers, os jogadores compulsivos de jogos de tabuleiro modernos (Carcassonne, Coloretto, Descobridores de Catan, Puerto Rico), ou jogos tradicionais como (Stratego e Xadrez);
- RPGistas, os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais;
- Fanbase ou Fandom, um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como:
- Whovian, do universo de Doctor Who;
- Lord of the Rings Fans, do universo de O Senhor dos Anéis;
- Star Warriors, do universo de Star Wars;
- Trekkers' ou Trekkies, do universo de Star Trek;
- Babylon V'ers, de Babylon 5
- eXcers, de Arquivo X;
- Battlestar Galactica
- Trekdom
- Narnianos, fans de As Crônicas de Nárnia;
- Potterheads, fans de Harry Potter
- Gaters, do universo de Stargate
- Otaku, são fãs de um determinado assunto, que na maioria das vezes são fãs de animes e mangás. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de Animes/mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo.
- Fanboy, são os nerds aficcionados em uma determinada marca ou produto, (vale lembrar que algumas vezes fanboys não são bem vistos pelos gamers ou no mundo dos videogames, por defenderem muitas vezes, por exemplo, um determinado console, desprezando os outros), são alguns tipos de fanboys:
- Fan fiction
- Fanon (fiction)
- Fanposter
No Brasil
No Brasil, chama-se CDF o indivíduo inteligente que se dedica muito aos estudos. Usa-se a sigla ou acrônimo "CDF" significando "Cabeça-de-ferro" ou "Crânio-de-Ferro" 2 3 devido aos extensos períodos que a pessoa fica estudando. O que é confundido por muitos com o Nerd, onde este pesquisa, estuda seu objeto de apreciação, e o CDF se concentra em matérias escolares (Matemática ou Ciências, por exemplo). Enquanto os Nerd encaixam-se nos naturalmente interessados em ciências e computação - podendo mesmo não ir bem na escola, uma vez que muitos se consideram autônomos o suficiente na aprendizagem a ponto de não se preocuparem com a organização de cadernos ou o dever de casa - os CDFs costumam referir-se a jovens que tem a escola/faculdade como ponto central de suas vidas.Nerds na mídia, literatura e cinema
Atualmente existem filmes, séries televisivas e livros em que a temática principal é o modo de vida nerd, e onde se desenvolve um personagem, principal ou não, que se enquadra neste estereótipo ou modo de vida. Como por exemplo, podem citar-se:- Chuck Bartowski, personagem principal da série Chuck que combina elementos do gênero ação (espionagem) com comédia romântica. Chuck é um nerd informático (trabalha para uma empresa do ramo chamada "Nerd Herd") com pouco envolvimento com o sexo oposto. O personagem é interpretado por Zachary Levi.
- Dave Lizewski, personagem do HQ e do filme Kick-Ass, também caracterizado por fraco envolvimento com o sexo oposto.
- Evan, do filme Superbad, sofre pela garota que ama e é virgem, interpretado por Michael Cera. Este ator interpreta personagens nerds em praticamente todos os seus trabalhos.
- Peter Parker, Homem Aranha, HQ e Cinema.
- Professor Pardal, HQs.
- Paul Finch, do filme "American Pie", desenvolve o gênero nerd intelectual. Apresentado também como insaciável, a sua preferência é por mulheres maduras (MILF's).
- The Big Bang Theory, série de comédia totalmente inspirada no mundo nerd.
- Gil Grissom e Sara Sidle, considerado pelos aficcionados como o casal mais nerd das séries de TV: ele é entomólogo e ela, fisica.
- Monk, o detetive nerd que descobre tudo com os seus estranhos hábitos e manias.
- Hugo Reyes, personagem da série Lost, era viciado em Star Wars e em fazer citações sobre filmes e programas da cultura pop.
- Ross Geller, da série Friends, é um paleontólogo que tem no currículo três divórcios, é viciado em dinossauros e tem fetiche pela Princesa Leia, de Star Wars.
- Ichabod Crane, do filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, era muito "avançado" para o século XVIII.
- Timothy McGee, da série NCIS, um Agente Especial Forense e "geek", invade sistemas federais para obter informações para as investigações. Apelidado de "Lord Elfo" e "McGeek" pelos colegas, enriqueceu (sem os seus colegas saberem) escrevendo uma série de livros intitulada "Deep Six", que conta histórias de suas investigações, modificando os nomes para não ser descoberto, e cria um Anagrama com o seu nome: "Thom E. Gemcity".
- Simon Nelson Cook, da série Manual de Sobrevivência Escolar do Ned, é um personagem engraçado e desligado.
- The IT Crowd, série britânica que retrata a convivência de uma equipe de TI que tem que trabalhar no porão do edifício, isolada do resto da empresa.
Ver também
- A Vingança dos Nerds
- Anti-intelectualismo
- Criança índigo
- Dia do Orgulho Nerd
- Geek
- Gênio
- Piratas da Internet
- Superdotado
Referências
- Ir para cima ↑ Artigo A Redenção dos Nerds, de Camila Pereira. Revista "Veja", edição 2050, ano 41, n° 9, de 5 de março de 2008, pág. 102-105 (em papel).
- Ir para cima ↑ Houaiss, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objectiva, 2001.
- Ir para cima ↑ Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.