QUAIS OS MALEFÍCIOS DA AGRICULTURA CONVENCIONAL OU SISTEMA DE MONOCULTURA¿
MÉTODOS DE PRODUÇÃO CONVENCIONAL = SISTEMA DE MONOCULTURA.
POR CONTA DO DESEJO DO HOMEM DE PRODUZIR EM GRANDE ESCALA, ACELERANDO PROCESSOS E ASSIM OBTER LUCROS MAIORES.
MATAS NATIVAS E OU FLORESTAS SÃO DEGRADADAS PARA O PLANTIO DE UMA SÓ CULTURA ALTAMENTE PRODUTIVA E LUCRATIVA PARA O AGRONEGÓCIO.
UM DOS PIORES MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO MONOCULTIVO É O IMPEDIMENTO DO CICLO NATURAL DO SOLO NUTRITIVO E ORGÂNICO, OU SEJA, UM CICLO DE PRODUÇÃO COM TEMPO ESPECÍFICO PARA A PRODUÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA. PARA QUE O CICLO SEJA FECHADO, A MATA TEM QUE SER E ESTAR EM SEU ESTADO NATURAL.
TODA MATÉRIA ORGÂNICA ENCONTRADA NO CHÃO É RESULTADO DA DECOMPOSIÇÃO DE NUTRIENTES PROVENIENTES DOS VEGETAIS, ANIMAIS E OUTROS SERES VIVOS QUE MORRERAM ALI. A MONOCULTURA EXTRAI E OU ATÉ ANULA TAL POSSIBILIDADE DE MANUTENÇÃO OU FECHAMENTO DESTE CICLO REGENERATIVO DO SOLO. DAÍ A NECESSIDADE DA COMPRA / DO USO DE FERTILIZANTES SINTÉTICOS E OU INORGÂNICOS / QUÍMICOS QUE ALTERAM MAIS AINDA E DE FORMA DANOSA O MEIO AMBIENTE E TODA SUA CADEIA, INCLUINDO, NÓS CONSUMIDORES DESSE PRODUTO.
O MONOCULTIVO GERA UM DESEQUILÍBRIO NA CADEIA ALIMENTAR DA FAUNA DO LUGAR E COMO CONSEQUÊNCIA DISSO AS PRAGAS COM ABUNDÂNCIA DE ALIMENTO DISPONÍVEL E A FALTA DE PREDADORES NATURAIS GERAM O AUMENTO DESREGRADO DE SUA POPULAÇÃO. DAÍ, A “NECESSIDADE” DO USO DE AGROTÓXICOS OU SIMILARES, QUANDO NÃO, A ALTERAÇÃO GENÉTICA DAS SEMENTES POR TRANSGÊNESE PARA QUE SE TORNEM MAIS RESISTENTES.
A FALTA DE COBERTURA MORTA NATURAL / ORGÂNICA DO SOLO CAUSA SECURA DO SOLO E A EVAPORAÇÃO DOS ELEMENTOS NUTRITIVOS DO SOLO QUE SOFREM SUBLIMAÇÃO E OU SÃO SOLÚVEIS, OU SEJA, PRECISAM DA ÁGUA OU DA UMIDADE PARA SEREM SINTETIZADOS PELAS PLANTAS.
A FALTA DE COBERTURA VIVA / DA SOMBRA DE PLANTAS MAIORES ACELERA O PROCESSO DE SUBLIMAÇÃO DOS NUTRIENTES E FARÁ FALTA NO MOMENTO DE CHUVAS INTENSAS CAUSADORAS DA LIXIVIAÇÃO DO SOLO QUE O EMPOBRECE DEVIDO À RETIRADA BRUSCA DESSES ELEMENTOS DEVIDO À AGRESSIVIDADE DA CHUVA, UMA VEZ QUE NÃO FOI AMORTECIDA PELA COPA DAS ÁRVORES.
A FALTA DE COBERTURA VIVA DIMINUI DRASTICAMENTE A POPULAÇÃO DA FAUNA ALADA: INSETOS VOADORES, PÁSSAROS E MORCEGOS QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO DE SEMENTES.
A COBERTURA VIVA DE UMA MATA OU FLORESTA NATURAL GERA MICROCLIMAS DEVIDO A EVAPOTRANSPIRAÇÃO QUE GARANTE A UMIDADE E ASSIM POSSIBILITA A VIDA BIODIVERSA DE ESPÉCIES NECESSÁRIAS PARA O EQUILÍBRIO NATURAL. ALÉM DISSO, TAMBÉM GARANTE O CICLO DAS CHUVAS.
A FALTA DE UMIDADE DO SOLO OBRIGA QUE MAIS ÁGUA SEJA NECESSÁRIA PARA A IRRIGAÇÃO DA PLANTAÇÃO.
QUANDO UM ECOSSISTEMA É DESEQUILIBRADO HÁ O COMPROMETIMENTO DA REPRODUÇÃO DE ESPÉCIES E A MANUTENÇÃO DE TAL DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL DA FAUNA E DA FLORA.
O ACELERAMENTO DOS PROCESSOS DA NATUREZA COM O USO DE MÉTODOS E OU TÉCNICAS NATURAIS COMO A PODA...