Total de visualizações de página

domingo, 30 de janeiro de 2022

ZONA ZERO | Um documentário sobre a Permacultura como ferramenta de tran...

  

 Zona Zero é o projeto final de conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília, realizado por Gabriel Cantarelli e Danielle Morais e apresentado no primeiro semestre de 2019.

A Permacultura é um método e sistema de design que procura desenvolver ambientes humanos mais sustentáveis e em equilíbrio com a natureza.

Nesse minidocumentário, exploramos o universo da cultura de permanência através de entrevistas e relatos que geram reflexões para que se plante a semente da sustentabilidade em nossa sociedade.

Conversamos com permacultores do Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado).

Localizado em Pirenópolis, o IPEC é um dos maiores institutos de permacultura da América Latina, e uma referência mundial na categoria.

Para constatar a dualidade entre o meio rural e a cidade, também conversamos com permacultores em um sítio agroflorestal na região urbana de Brasília.

O Zona Zero é um projeto que visa estimular a reconexão das pessoas com a natureza, fomentando o mindset de coexistência com todos os elementos naturais, fazendo reacender o fogo da auto responsabilidade sobre nossas próprias vidas. Zona Zero:

A mudança vem de dentro!

 

O QUE É PERMACULTURA¿

CULTURA DO PERMANENTE, E O QUE TEM QUE SER PERMANENTE SÃO OS CICLOS PARA MANTER A VIDA NUM SISTEMA COMPLETO / COMPLEXO ONDE NÓS MORAMOS.

RESPEITAR A ÉTICA DA PERMACULTURA É IR CONTRA OS INTERESSES DE UM MODELO QUE DE FATO NÃO CUIDA DA TERRA, APENAS A EXPLORA, NÃO TEM INTERESSE EM CUIDAR VERDADEIRAMENTE DAS PESSOAS E DE TODOS OS OUTROS SERES VIVOS E MUITO MENOS COMPARTILHA SEUS BENEFÍCIOS. EM SUMA, É UM SISTEMA EQUIVOCADO / INADEQUADO – NÃO TRAZ MELHORIAS PARA A HUMANIDADE COMO UM TODO.

DEVEMOS DEVOLVER PARA A TERRA O QUE TIRAMOS DELA.

A GRANDE VANTAGEM DA PERMACULTURA É QUE ELA ENSINA FAZENDO. MOSTRA UMA REALIDADE DIFERENTE. NÃO APENAS FALAR O QUE FAZER, MAS FAZER E COMPROVAR SEUS RESULTADOS: REGENERAR A TERRA C AS BOAS PRÁTICAS DA AGRICULTURA / RECUPERAÇÃO DA NATUREZA, C O EMPREGO DE UMA AGRICULTURA ATRELADA À FLORESTA E, CONSEQUENTEMENTE,  CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E MELHORAMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DE QUEM A PRATICA.

AS PRÁTICAS PERMACULTURAIS E SEUS RESULTADOS PODEM TRAZER A CONSCIÊNCIA ÀS PESSOAS DE QUE É POSSÍVEL PROMOVER E ALCANÇAR MELHORIAS DE VIDA COM RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E CONVIVER COM OS DEMAIS SERES.

INFELIZMENTE, A BUSCA POR MUDANÇAS SÓ SE EFETIVA QUANDO HÁ INTERESSE ECONÔMICO. NO MOMENTO EM QUE PASSAMOS POR UMA CRISE HÍDRICA, O INTERESSE EM RESOLVER O PROBLEMA É DE CARÁTER FINANCEIRO E NÃO HUMANO / SUSTENTÁVEL. É MAIS FÁCIL ATINGIR ALGUÉM NO BOLSO DO QUE NA CONSCIÊNCIA.

POR ENQUANTO, NÓS PERMACULTORES SOMOS VISTOS COMO PESSOAS ESDRUXULAMENTE IDEALISTAS – UTÓPICAS.

TIAGO RUP –

A PERMACULTURA NASCEU NA CABEÇA DE DUAS PESSOAS, BILL MOLLISON E DAVID HOLMEGREN, INICIALMENTE NA DE BILL MOLLISON – ESTUDANTE DE AGRONOMIA DE PRÁTICAS CONVENCIONAIS QUESTIONADAS POR ELE, JÁ QUE CONCLUÍRA QUE ESSAS TÉCNICAS CAUSAVAM DESTRUIÇÃO DO MEIO E ASSIM NÃO SÃO SUSTENTÁVEIS, NÃO SÃO PERMANENTES NEM NATURAIS E O ALIMENTO PRODUZIDO NÃO É DE QUALIDADE

DUVIDOSA,

QUANDO NÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE. TAL CONCLUSÃO O LEVOU A ABANDONAR O CURSO E TORNAR-SE UM AUTODIDATA E PESQUISADOR, BUSCANDO OUTRAS PESSOAS, COMO DAVID HOLMGREN, E ASSIM DESENVOLVERAM O QUE ELES CHAMARAM DE PERMACULTURA.

PABLO TRIVE –

É UM ESTILO DE VIDA, UMA METODOLOGIA E É UMA FILOSOFIA QUE SERVE PARA RESOLVER GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS HOJE, TRAZENDO PARA AS PESSOAS A POSSIBILIDADE DE SE RESPONSABILIZAREM PELA SUA EXISTÊNCIA EM TODOS OS ASPECTOS.

O PROBLEMA DE NÃO NOS CONSIDERARMOS MAIS “ANIMAIS” E SERMOS “HUMANOS” COM PODER DE ADAPTAR, TRANSFORMAR E CRIAR MÁQUINAS.

MARCOS NINGUÉM – SÍTIO FAMILIAR – ALTIPLANO LESTE (DF)

A PERMACULTURA É O QUE É – UM PLANEJAMENTO COM PRINCÍPIOS ÉTICOS DE COOPERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - UM DESIGN DE CONEXÃO ENTRE ANIMAIS, PLANTAS, EDIFICAÇÕES E PESSOAS - E NÃO DEVE SER MODIFICADA AOS MOLDES DE CADA UM COMO ASSIM DESEJEM.

A PERMACULTURA É UMA CIÊNCIA DE PLANEJAMENTO – UM MÉTODO CIENTÍFICO DE PLANEJAMENTO DE AMBIENTES.

COMO A PERMACULTURA PODE MUDAR O MUNDO¿

MOISÉS PRESTES –

NÃO PRECISA ESTAR / VIVER NO MEIO DO MATO. NA VERDADE ESSA CULTURA DE PERMANÊNCIA COMEÇA NO DIA A DIA NO MODO COMO VOCÊ LIDA COM AS OUTRAS PESSOAS.

MORAR NA CIDADE PODE ATÉ DIFICULTAR NA DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS, MAS TER CUIDADO COM AS PESSOAS, COM OS DEMAIS SERES, COM A TERRA E COM OS RECURSOS NATURAIS PODEM SER PRATICADOS NO MEIO URBANO TAMBÉM. SEPARAR LIXO ORGÂNICO DO RECICLÁVEL JÁ É UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO.

FRASES COMO: O SEU FUTURO HOJE, O QUE VOCÊ DESEJA É PRA JÁ E NÓS TEMOS O QUE VOCÊ PRECISA SÃO METÁFORAS DA VISÃO IMEDIATISTA DE NOSSO TEMPO – TUDO TEM QUE SER CONSEGUIDO PRONTO E DE PRONTO. QUEREM OS FRUTOS DA COLHEITA SEM TEREM PARTICIPADO DO PLANTIO.

E OS FRUTOS¿

ÀS PESSOAS QUE FORAM RESPONSÁVEIS PELA PRODUÇÃO DESSES FRUTOS SÓ LHES RESTA A MISÉRIA, O DESPREZO E O PRECONCEITO POR PARTE DAQUELES QUE COLHEM SEM PLANTAR. SOCIALMENTE ESSAS PESSOAS COSTUMAM OCUPAR, NA PIRÂMIDE DE SERVIÇOS, A BASE. NÃO À TOA SÃO OS ESSENCIAIS, SEM OS QUAIS, OS DEMAIS NÃO SOBREVIVEM.

PRODUZIR ALIMENTO É O BÁSICO E O ATO MAIS REVOLUCIONÁRIO E SUBVERSIVO DE SER COMETIDO. É LIBERTADOR.

GINO VIVONE –

BILL MOLLISON, O PAI DA PERMACULTURA, DIZ QUE O GRANDE EMPODERAMENTO ESTÁ EM PRODUZIR SUA PRÓPRIA COMIDA E ASSIM TAMBÉM REDUZIR SUA PRÓPRIA PEGADA ECOLÓGICA DO CONSUMISMO.

A PERMACULTURA ESTÁ NA AGROFLORESTA E NA AGRICULTURA URBANA. SER PERMACULTOR É FAZER USO DE TECNOLOGIAS AGREGADAS AOS CONHECIMENTOS NATURAIS.

SER PERMACULTOR É SE TORNAR INDEPENDENTE DESSE SISTEMA DE PRÁTICAS CONVENCIONAIS E CONSCIENTE DA ORIGEM DESSE ALIMENTO. QUEBRAR ESSE ELO É NECESSÁRIO E CADA VEZ MAIS URGENTE.

FALAR EM SE RESPONSABILIZAR PELA NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA INCLUI, ÓBVIO, QUAL DESTINO DARMOS AOS NOSSOS PRÓPRIOS EXCREMENTOS.

E A NOSSA MERDA¿

É IMPORTANTE SABER QUAL É O DESTINO DE NOSSOS DEJETOS EM UM SISTEMA CONVENCIONAL. – COMPREENDER QUE TAL “SOLUÇÃO” É EQUIVOCADA E ACABA POR GERAR OU AGRAVAR OUTROS PROBLEMAS.

MAS, PRIMEIRAMENTE É FUNDAMENTAL QUE HAJA A MUDANÇA NO PENSAMENTO. SABER QUE NA PERMACULTURA, COM MANEJO ADEQUADO, EFICIENTE E VIÁVEL FINANCEIRAMENTE, ATRAVÉS DE PROJETOS DE SANEAMENTO ECOLÓGICO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM PROBLEMA AMBIENTAL EM UMA SOLUÇÃO OU BENEFÍCIO – “HUMUS SAPIENS”.

E AS SEMENTES¿

PERMACULTURA NÃO É UMA UTOPIA. OS CENTROS PERMACULTURAIS PROVAM E COMPROVAM ISSO. LÁ EXISTEM PESSOAS QUE COMPARTILHAM A MESMA CRENÇA E CONSCIÊNCIA UTÓPICA DE QUE O MUNDO PODE SER MELHOR.

Seguidores