segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vegetarianismo exige atenção extra durante a gravidez


Durante a gravidez é que a mulher precisa dar ainda mais importância à sua alimentação. As futuras mamães que são vegetarianas devem continuar seguindo a dieta à risca, mas tomando alguns cuidados em relação à alimentação para proteger a nova vida que carregam.
Primeiramente, é necessário consultar um nutricionista, que vai recomendar o que fazer para a dieta não prejudicar o bebê. Não assuma atitudes radicais por conta própria.
De acordo com alguns estudos científicos, a dieta vegetariana garante menor risco de o bebê ter doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão devido aos baixos índices de colesterol.
A ingestão constante de folhas também faz crescer nas mulheres o índice de ácido fólico, conhecido como vitamina B9 e associado à formação do sistema neurológico do bebê. Quem pensa em engravidar deve procurar um médico antes, que irá receitar como se preparar para esse momento tão importante.
Para evitar um ganho de peso muito grande durante a gravidez, a dica é fugir do excesso de carboidratos e se concentrar no consumo de versões integrais, ricas em fibras, que oferecem maior sensação de saciedade e estimulam o bom funcionamento intestinal.
Tenha cuidado também com o açúcar e o mel, que devem ser consumidos moderadamente. A carência da vitamina B12 também é um alerta, por ser responsável pela formação dos glóbulos vermelhos e bom funcionamento do sistema neurológico. Mas nem toda a literatura substitui os exames clínicos, já que o organismo de cada mulher é diferente e cada uma deve se preparar para gerar o seu bebê preenchendo as suas próprias necessidades.
*Informações revista Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores