terça-feira, 22 de maio de 2012

Transplante de células recupera visão de camundongo


Pesquisadores do Instituto de Oftalmologia da UCL (University College London) conseguiram concluir com êxito um experimento que tinha como finalidade recuperar a visão de camundongos adultos com problemas nos olhos. O estudo teve como base a técnica de transplante de células.
Foram colhidas células fotorreceptoras da retina de camundongos jovens e implantadas nas retinas dos camundongos adultos que sofriam de deficiência visual.  Após um período de seis semanas, os exemplares foram submetidos a um teste. Em um labirinto pouco iluminado, eles precisavam sair da água subindo em uma plataforma seca.
Os camundongos sem problemas de visão conseguiam concluir a tarefa com facilidade, enquanto os com deficiência tinham bastante dificuldade de encontrar a plataforma. Os indivíduos que foram submetidos ao transplante de células conseguiram concluir a tarefa de modo satisfatório, mostrando que adquiriram sensibilidade à luz.
A perda de células fotorreceptoras está diretamente ligada aos principais problemas de visão, já que com o passar do tempo, o poder de regeneração dessas células é cada vez menor.
O sucesso do transplante traz novas perspectivas para o tratamento de disfunções de retina. O fato de as células implantadas terem estabelecido as conexões necessárias para transmitir os estímulos ao cérebro foi o grande resultado da pesquisa.
O estudo foi liderado por Robin Ali,  pesquisador da UCL e do hospital dos Olhos Moorfields. Segundo Ali, o próximo passo da pesquisa é a utilização de células-tronco embrionárias para beneficiar os seres humanos. Porém, não será um percurso simples. O uso de células-tronco embrionárias está sujeita a uma discussão extensa no mundo, sobretudo em função de fatores éticos.
* Com informações da Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores