quinta-feira, 24 de maio de 2012

Felídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómicaFelidae
Panthera tigris, um exemplo de felino
Panthera tigris, um exemplo de felino
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Superfamília: Feloidea
Família: Felidae
Sub-Famílias
Felinae
Pantherinae
Acinonychinae
Proailurinae
Machairodontinae
Portal A Wikipédia possui o portal:
WikiPortal Felinos
Os felídeos ou Felinos (latim científico: Felidae) constituem uma família de animais mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros, dos quais o mais conhecido é o gato.
Ficheiro:Proailurus.jpg
Representação do Proailurus, o primeiro felino, que viveu há 30 milhões de anos.

Índice

[esconder]

[editar] Evolução

Os felinos evoluiram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos. O primeiro verdadeiro felino foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felinos modernos. Já no Miocénico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os chamados tigres-dente-de-sabre e Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.
O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (género Acionyx) e a chita norte-americana (género Miracionyx) actualmente extinta.
A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí expandiram-se para a Europa e Ásia. A primeira espécie reconhecida do género Lynx na Europa é o L. issiodorensis que viveu há 4 milhões de anos e que era maior que os linces actuais, mas com patas relativamente mais curtas.

[editar] Taxonomia

[editar] Subfamília Felinae

    • Caracal depereti - fóssil
    • Caracal caracal - Caracal

[editar] Subfamília Pantherinae

    • Panthera tigris (Linnaeus, 1758) - Tigre
    • Panthera leo (Linnaeus, 1758) - Leão
    • Panthera leo X ligris (???, 1824) - Ligre
    • Panthera pardus (Linnaeus, 1758) - Leopardo
    • Panthera onca (Linnaeus, 1758) - Onça-pintada
    • Uncia schaubi [=Panthera schaubi] - fóssil
    • Uncia uncia (Schreber, 1775) - Leopardo-das-neves

[editar] Subfamília Acinonychinae

[editar] Subfamília Machairodontinae

[editar] Felinos híbridos

[editar] Ligações externas

  • Felídeos



  • A arquitetura inca destaca-se pela sobriedade. No litoral, os prédios eram construídos de adobe e, na região andina, de pedra. As plantas dos prédios costumavam ser retangulares, embora arqueólogos tenham descoberto construções de formas arredondadas. Datam do período anterior à consolidação do grande império inca (em torno do século XV), algumas construções imponentes como o Templo em degraus de Chavín de Huántar - decorado com baixos-relevos e peças de cerâmica -; a Porta do Sol de Calasaya e o Palácio de Huaca del Sol. Após a consolidação do império, foram erguidos os gigantescos monumentos de Cuzco, trabalhados em pedras encaixadas com precisão quase matemática. Deve-se destacar, como um dos mais belos exemplos da arquitetura inca, as ruínas de Machu Picchu, uma cidade construída nos Andes, talvez em 1450. Esta cidade, só descoberta no início do século XX, tanto pode ter servido como local de cerimônias religiosas, como para que os incas se protegessem dos espanhóis durante as guerras de conquista. Em Machu Picchu destacam-se o conjunto de terraços e o observatório astronômico (ver Astronomia).
    A capital e centro cultural de Hong Kong é Victoria. Também são importantes as cidades de Kowloon e New Kowloon.
    A Constituição de 1978 institucionalizou o sistema de partido único, que permitiu a Stevens manter-se no poder até 1986. Quando desistiu de candidatar-se à reeleição, criaram-se as condições para que a oposição crescesse. No começo de 1991, grupos dissidentes assumiram o controle de várias cidades, com ajuda militar da Guiné e da Nigéria. Pouco depois, foi aprovada uma Constituição que, entre outras conquistas democráticas, decretava a liberdade partidária. Em 1992, o capitão Valentine Strasser deu um golpe de estado e instaurou um período de transição que culminaria com as eleições de 1996.
    A Constituição de 1991, aprovada por referendo popular, garante a defesa dos direitos humanos e a implantação de um sistema multipartidário. O poder legislativo corresponde à Câmara dos Representantes.
    A influência da arte etrusca sobre os romanos foi evidente desde o século VI a.C. até a proeminência dos estilos gregos no século III a.C.
    A influência desta cultura pode ser apreciada na cerâmica, tecidos e outros objetos artesanais. A cerâmica é caracterizada por sua beleza e elaboração; as peças são decoradas com desenhos de figuras humanas, pássaros, felinos e outras criaturas, e imagens de personagens mitológicos. Dentro da produção têxtil, destacam-se as túnicas e camisas, bem como tapetes, chapéus, cintos e outras peças, muitas das quais são adornadas com símbolos e figuras com conotações rituais, semelhantes em alguns casos aos motivos empregados na cerâmica. Apesar de sua breve existência, essa civilização teve uma grande influência nas culturas andinas contemporâneas e posteriores.
    A ourivesaria — e, em geral, o trabalho em metais —, também alcançou alto grau de desenvolvimento. O Museu do Ouro, em Lima, no Peru, guarda objetos de extraordinária beleza. Embora a maior parte das peças tenha sido destruída pelos espanhóis durante a ocupação do território, ainda sobraram mantos sacerdotais bordados a ouro, luvas de ouro (manoplas) também para uso dos sacerdotes, capacetes ornados, copos, taças, pratos, brincos e placas peitorais. O museu também expõe instrumentos cirúrgicos de ouro e um crânio que passou por uma cirurgia para que, uma parte do osso, fosse substituída por uma placa de ouro. No intuito de educar os futuros imperadores, criados em total reclusão, os incas produziram, em ouro, pequenas esculturas que reproduziam atos sexuais. A prata era usada cotidianamente e, dos objetos feitos neste material, restaram poucos exemplares: canecas, jarras, pratos, talheres e enfeites domésticos.
    A pelagem tem um desenho característico, com a pele salpicada de rosetas, que consistem num círculo de pintas negras que rodeiam a outra, central, de cor clara. É um trepador e nadador excelente.
    A pelagem tem um desenho característico, com a pele salpicada de rosetas, que consistem num círculo de pintas negras que rodeiam a outra, central, de cor clara. É um trepador e nadador excelente.
    A unidade monetária é o dólar de Hong Kong (7,7327 dólares de Hong Kong equivalem a 1 dólar norte-americano; 1995).
    ARTE E ARQUITETURA A arte etrusca revela sua relação com a grega e com a do Egito e Ásia Menor. Também mostra elementos itálicos.
    As esculturas etruscas mais famosas são de terracota, incluindo esculturas em tampas de sarcófagos, como por exemplo um casal jacente de Caere. Os artistas de Vulci sobressaíram-se esculpindo imagens em calcário, como as Esfinges e o Leão alado. Os etruscos eram excepcionais trabalhadores do bronze: a Loba, a Quimera e as estátuas de tamanho natural de Arringatore constituem bons exemplos.

    As pinturas etruscas que chegaram até nós consistem em afrescos sobre paredes de pedra e tetos de tumbas cobertos de pinturas, em particular nas de Tarquinii e nos arredores de Clusium. No primeiro período, o desenho é forte, as cores, brilhantes e uniformes. As pinturas do século IV a.C. em diante, influenciadas pela arte helenística, foram mais realistas no estilo.
    As urnas levaram à presidência Ahmed Tejan Kabbah, do Partido do Povo de Serra Leoa, que governara com Margai entre 1961 e 1967. Mas as atividades de grupos guerrilheiros como a Frente Revolucionária Unida mantiveram o estado de guerra interna que levou ao golpe de estado do major Paul Koroma, que depôs o presidente Kabbah em maio de 1997. Uma intervenção dos vizinhos Guiné e Nigéria, que chegaram a bombardear Freetown em junho desse ano, fracassou na tentativa de devolver o poder a Kabbah, enquanto Koroma endurecia sua posição suspendendo a constituição e proibindo os partidos políticos.
    Átila (c. 406-453), rei dos hunos (c. 433-453). Átila invadiu a Gália (451) e devido a uma aliança com Genserico, rei dos vândalos, derrotou Flávio Aécio. No ano seguinte, Átila dirigiu sua atenção para a Itália, onde arrasou várias cidades, avançando até Roma, que foi salva graças à mediação do papa Leão I. No ano 453, Átila morreu antes que pudesse voltar a atacar.
    Bafo-da-Onça, bloco carnavalesco do bairro carioca do Catumbi, criado em dezembro de 1957. Foi para a rua pela primeira vez no carnaval de 1958, carregando atrás de si cerca de mil foliões. Teve como fundadores os boêmios do bairro e o seu nome se deve ao hálito provocado pela bebida que eles tomavam. O bloco conheceu o seu apogeu na década de 1970, quando se formava atrás dele um verdadeiro mar amarelo e preto, suas cores oficiais. Travou um grande duelo com o bloco Cacique de Ramos, que resultou em brigas que entraram para a história policial do Rio de Janeiro. Era considerado vencedor o bloco cujo samba caísse no gosto do povo e atraísse um maior número de pessoas para os seus desfiles, realizados durante muito tempo na avenida Rio Branco e depois transferido para o Sambódromo.
    Classificação científica: Constituem o gênero Felis. A suçuarana é a espécie Felis concolor; a jaguatirica é Felis pardalis; maracajá, Felis wiedii; gato-palheiro, Felis colocolo; jaguarundi, Felis yagouaroundi; e os dois gatos-do-mato são Felis tigrina e Felis geoffroyi. Alguns autores defendem a inclusão da suçuarana no gênero Puma; do jaguarundi, no gênero Herpailurus; e dos demais, no gênero Leopardus. O blackfooted cat é a espécie Felis nigripes.
  • Grifo, criatura lendária, habitualmente representada na literatura e nas artes plásticas com cabeça, bico e asas de águia, corpo e pernas de leão e, ocasionalmente, cauda de serpente. O grifo parece ter sua origem no Oriente Médio.
  • Shih Tzu, raça de cães miniaturas de origem tibetana, criada abundantemente na China desde o século XVII. Seu nome significa “cão-leão” e refere-se ao pêlo que lhe cresce na cara. Era muito apreciado nos círculos cortesãos e, com freqüência, aparece representado na arte chinesa. É um cão esperto, muito inteligente e dócil, de porte distinto e orgulhoso. 1. INTRODUÇÃO
    Serra Leoa, república da África ocidental, que faz fronteira ao norte e a leste com a Guiné, a sudeste com a Libéria e a sudoeste e a oeste com o oceano Atlântico. Tem 71.740 km2 de superfície.
    Classificação científica: Família das Compostas, espécie Taraxacum officinale. Formiga-leão, nome comum de um inseto pequeno que cava um poço em forma de funil na areia fina e espera no fundo deste por suas presas.
    Classificação científica: família dos Felídeos, ordem dos Carnívoros. É a espécie Panthera leo. Leão Hebreu (1460-1520), filósofo judeu. Em sua obra Diálogos de amor sustenta que o amor é o princípio universal que domina todos os seres do Universo.
    Classificação científica: família dos Felídeos, ordem dos Carnívoros. É a espécie Panthera pardus.
    Classificação científica: família dos Felídeos, ordem dos Carnívoros. Recebe o nome científico de Panthera onca ou Jaguarius onca.
    Classificação científica: família dos Felídeos, ordem dos Carnívoros. Recebe o nome científico de Panthera onca ou Jaguarius onca.
    Classificação científica: forma da família Myrmeleontidae, ordem Neuroptera.
  • Leão, membro da família dos Felídeos, com corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância. Costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito e ao amanhecer. Os leões caçam animais grandes, como antílopes, girafas e zebras. A técnica empregada consiste em espreitar primeiro a presa e, quando esta encontra-se a uma distância adequada, persegui-la em grande velocidade para derrubá-la numa carreira na qual podem alcançar os 50 ou 60 km/h.
    Classificação científica: gênero Machairodus, família Felidae.
  • Baber (em mongol, “tigre”), seu verdadeiro nome era Zahir al-Din Muhammad (1483-1530), fundador da dinastia Mongol da Índia e seu primeiro imperador (1526-1530). Descendente turco de Tamerlão, por parte de pai e de Gengis Khan, por parte de mãe. Com quase todo o norte da Índia sob seu controle, estabeleceu sua capital em Agra, mas morreu em 1530 sem consolidar seu governo.
  • Hong Kong, território peninsular e insular situado na Ásia oriental, no mar da China meridional, que até 1º de julho de 1997 pertenceu ao Reino Unido na qualidade de colônia, e a partir dessa data passou à soberania da República Popular da China sob a denominação de Região Administrativa especial.
    Classificação científica: gênero Machairodus, família Felidae.
  • Dente-de-leão, nome comum de uma herbácea vivaz que tem capítulos planos com flósculos centrais amarelos. Nesta pequena cabeça de flores, formam-se os frutinhos que, com seus filamentos, ao amadurecer, formam um pequeno globo branco, que se desprende com muita facilidade.
    Classificação científica: ordem dos Carnívoros, família dos Felídeos, a qual é constituída por cerca de 20 gêneros e quase 40 espécies.
    Com a II Guerra Mundial, os japoneses ocuparam Hong Kong, mas em 1945 os britânicos a recuperaram.
    Das artes produzidas pelos incas nenhuma, porém, foi tão original quanto a cerâmica. Os diferentes estilos e técnicas nos permitem, hoje, estudar a evolução do império e a sucessão de culturas que acabaram por criar a cultura inca. Em Chavín e Paracas, as cerâmicas eram entalhadas ou pintadas com figuras de felinos. A espessa cerâmica de Tihuanaco era pintada de vermelho ou cor de laranja e, geralmente, apresentava a forma de uma taça sem pé. Uma serpente se enroscava nesta taça e a cabeça do réptil ultrapassava o limite superior da taça. Em Recuay manufaturava-se uma cerâmica quase branca, com decoração entalhada. Naszca desenvolveu uma cerâmica delicada e de finíssima espessura: bastante polida, era enfeitada com frutos e flores. A cerâmica de Nazca é conhecida mundialmente por utilizar, como elemento decorativo, cabeças humanas reduzidas e mumificadas (ver Embalsamamento).
    Desenvolveram uma louça polida e característica, o púcaro negro. Trabalharam o bronze e esculpiram jóias de ouro, prata e marfim.
    Durante o período do pós-guerra, Hong Kong se transformou em um dos centros industriais, financeiros e comerciais mais importantes do mundo.
    É navegável para certos tipos de embarcações, ao longo de quase todo seu curso. A maior parte da região compreendida entre o Tigre e o Eufrates, hoje em dia chamada de al-Azirah, é o lugar onde se situava a antiga Mesopotâmia. Também nas margens do rio encontram-se as ruínas da antiga Nínive, da Selêucia do Tigre e de Ctesifonte. A construção da represa de Samarra, que desviou suas águas para a depressão de Tharthar, preveniu o risco de inundações e elevou o nível da corrente.
  • Tigre-dente-de-sabre, representante extinto do grupo dos felinos, que viveu desde o Oligoceno até o Pleistoceno. Seu traço mais notável eram os enormes dentes caninos superiores em forma de espada, que atingiam 18 cm ou mais.
    ECONOMIA A economia depende fundamentalmente de seus recursos minerais. A maioria dos seus habitantes se dedica à agricultura de subsistência. Os diamantes são o principal recurso mineral. Outros recursos importantes são a bauxita e o rutílio, ambos destinados à exportação. A indústria está limitada à elaboração de produtos primários. A unidade monetária é o leone.
    ECONOMIA Os etruscos foram influenciados pelos comerciantes do leste do Mediterrâneo. Os fenícios foram os primeiros a chegar, possivelmente no século VIII a.C. Os gregos desafiaram a supremacia fenícia. No século VI a.C., a rede mercantil etrusca incluía intercâmbios de bens com a Gália e com os povos tartesos e de Ampúrias.
    Em 1961, dentro do processo de descolonização, a independência foi conquistada; a Constituição garantia o direito de voto para as mulheres. No entanto, o governo ficou em mãos de uma oligarquia dirigida por Sir Milton Margai, apoiado pelos ingleses. Em 1967, depois da realização de eleições em que o vencedor foi Syaka Stevens, líder do Congresso do Todo o Povo, o Exército perpetrou um golpe de estado e criou o Conselho Nacional para a Reforma. Em 1968, ocorreu uma nova revolta militar, depois da qual foi restaurado o governo civil. Fortalecido, Stevens proclamou a república, em 1971, rompendo os vínculos com a coroa britânica. Nas eleições de 1973, o único partido que se apresentou foi o Congresso de Todo o Povo.
    Em seu reinado, a Inglaterra sofreu com os altos impostos cobrados para financiar suas expedições. Contudo, Ricardo se transformou no herói de muitas lendas.
  • Leão X (1475-1521), papa italiano (1513-1521). Conseguiu evitar a invasão da Itália pela França, mas foi derrotado em 1515 por Francisco I. Em 1516, estabeleceu relações do papado com a França após um acordo que garantia a independência da cúpula da igreja em relação ao estado francês. Condenou as doutrinas luteranas e excomungou Lutero. Leão I, (400-461), papa italiano (440-461). Competente administrador, estabeleceu a primazia do bispo de Roma sobre os demais. Em 452, convenceu Átila a não invadir Roma e, em 455, conseguiu evitar que Genserico, o Vândalo, saqueasse a cidade. Obteve seu maior triunfo no Concílio da Calcedônia (451), convocado por ele para condenar a heresia do Eutiquianismo, uma forma de Monofisismo, doutrina defendida pelo frade bizantino Eutíquio.
    Entre os que professam algum credo religioso, cerca de 30% praticam cultos tradicionais. Há minorias de cristãos (10% da população) e de muçulmanos (30%). O idioma oficial é o inglês. Falam-se também pelo menos vinte línguas africanas, sobretudo as dos mandê e dos temne, e o krio, que mistura o inglês e diversos dialetos africanos.
    Esfinge, na mitologia grega, monstro com cabeça e tronco de mulher, corpo de leão e asas de ave. Agachada em cima de uma rocha, abordava os que iam entrar na cidade de Tebas apresentando-lhes o seguinte enigma: O que é que tem quatro pés pela manhã, dois ao meio-dia e três à noite? Caso os interpelados não resolvessem o enigma, ela os matava.
    ESTRUTURA POLÍTICA E MILITAR Os etruscos nunca lograram uma verdadeira unidade nacional, embora cidades individuais enviassem colonos a regiões vizinhas e, com freqüência, estabelecessem alianças diplomáticas. A forma característica de organização governamental era a confederação de cidades.
    Etrusca, Civilização, cultura criada e desenvolvida na península italiana pelo povo da Etrúria, durante o primeiro milênio a.C. Na época de seu maior poder, entre os séculos VII e V a.C., a Etrúria provavelmente englobava toda a Itália.
    Felídeos, nome aplicado a uma família de animais exclusivamente carnívoros que pertencem à classe dos Mamíferos. Estão muito bem adaptados para viver como predadores. Todos os membros da família têm corpo esbelto e ágil, com pelagem suave. Sua visão e sua audição são muito desenvolvidas e suas garras e seus dentes estão desenhados de forma perfeita para lacerar a carne de suas presas. Habitam todos os continentes, exceto a Antártida e a Oceania. O tigre, o leão, a onça, o leopardo, o guepardo, o lince, o puma e a jaguatirica pertencem a este grupo.
    Gatos selvagens, denominação de mamíferos da família dos Felídeos, geralmente de porte inferior ao dos chamados “grandes gatos” (leão, tigre, onça, leopardo e outros), embora a suçuarana possa atingir o tamanho de um leopardo. No mundo, há cerca de 30 espécies, em todos os continentes, exceto Antártida e Oceania. O gato doméstico descende do gato selvagem encontrado na África e no sudoeste da Ásia. As espécies encontradas no Brasil são a suçuarana, com até 100 kg; a jaguatirica, de até 16 kg; o maracajá; o gato-palheiro; o jaguarundi ou gato-mourisco; e duas espécies chamadas de gato-do-mato. Com exceção do jaguarundi, são espécies ameaçadas. A suçuarana tem a maior distribuição geográfica natural de todos os mamíferos do hemisfério Ocidental, com exceção do Homo sapiens. Ocorre em montanhas, florestas de coníferas, matas tropicais, áreas alagadas, desertos e campos. É também o maior representante do gênero Felis. O menor é o blackfooted cat, com o comprimenro do corpo inferior a 35 cm, que ocorre em Botsuana, Namíbia e África do Sul.
    HISTÓRIA No século IX a.C., os etruscos estabeleceram-se na Toscana procedentes da Ásia Menor. Aproximadamente no século VI a.C., várias cidades-estados dominavam suas respectivas regiões geográficas. Constantemente suas cidades independentes se aliavam. Em resposta, é provável que os romanos, gregos e cartagineses também se unissem contra os etruscos. Aproximadamente no século V a.C., o poder etrusco foi desafiado e severamente reduzido. A esquadra de Siracusa derrotou uma frota aliada etrusca em Cumas. No século III a.C., os romanos, após submeter a maior parte do centro e sul da península da Itália, dirigiram sua atenção para o norte. Os laços entre Roma e Etrúria se fortaleceram no século I a.C., quando os etruscos aceitaram a oferta de cidadania romana.
    HISTÓRIA O explorador português Pedro de Cintra descobriu as costas do país em 1460. Em 1787, os britânicos fundaram a colônia de Freetown para acolher escravos liberados na Inglaterra e nos Estados Unidos pelos movimentos abolicionistas. A Companhia de Serra Leoa foi criada em 1791 com a finalidade de governar a colônia, tarefa que desempenhou até 1808, quando a região passou a ser uma possessão da Coroa britânica; em 1896, a Grã-Bretanha proclamou o protetorado sobre o país, depois de vencer a resistência armada das tribos do interior.
    Hong Kong se divide em três regiões principais: a ilha de Hong Kong e um grupo próximo de ilhotas, a península de Kowloon no continente e a ilha de Stonecutters e, finalmente, os Novos Territórios, que abarcam uma grande parte do continente, e a ilha Lantau.
    Hong Kong tem desenvolvido importantes indústrias devido, em parte, à grande afluência de trabalhadores imigrantes chineses. Os principais produtos são os têxteis, os equipamentos eletroeletrônicos, metalúrgicos e produtos químicos, entre outros.
    Huari ou Wari, antiga cidade sul-americana, situada nas terras altas do sul do Peru, e capital da denominada civilização Huari entre 650 e 800. É conhecida por suas construções, sua vistosa cerâmica e seus típicos e elaborados tecidos. As civilizações Huari e Tiahuanaco dominaram os Andes durante o período compreendido entre os séculos VI e XI.
    Huari se encontra nas proximidades da atual cidade de Ayacucho, a cerca de 2.800 m sobre o nível do mar. Tem uma extensão aproximada de 2 km2 e é formada por recintos retangulares, dispostos em blocos, que compõem uma planta irregular junto com as ruas e caminhos. Os recintos estão fechados por muros de 6 e 12 m de altura e contêm habitações que se elevam vários níveis sobre os pátios abertos. Tanto os muros como as construções são feitos de pedra. Nas edificações mais sofisticadas se empregava pedra talhada e decorada.
    Inca, Arte, desenvolvida pelos povos que formaram o império inca (ver Incas) e que habitavam o território do atual Peru.
    Jaguar ou Onça ou Onça-pintada, nome comum do maior e mais poderoso felídeo do continente americano. Seu nome, nas línguas indígenas das florestas subtropicais, é yaguar. O aspecto geral é maciço. Uma onça adulta pode medir entre 1,12 e 1,85 m de comprimento, não incluindo a cauda.
    Jaguar ou Onça ou Onça-pintada, nome comum do maior e mais poderoso felídeo do continente americano. Seu nome, nas línguas indígenas das florestas subtropicais, é yaguar. O aspecto geral é maciço. Uma onça adulta pode medir entre 1,12 e 1,85 m de comprimento, não incluindo a cauda.
    Leopardo, nome comum de um dos maiores membros da família dos Felídeos. Habita quase toda a África e também a Ásia, e ocupa uma grande variedade de hábitats. De corpo robusto, mede ente 90 cm e 1,90 m sem incluir a cauda; as patas são curtas em comparação ao corpo. A pantera ou leopardo é provida de uma pelagem densa de cor amarelada, salpicada de pintas escuras em forma de rosetas. Podem ser observados indivíduos completamente negros: são as panteras-negras.
    LÍNGUA Os eruditos consideram que não pertence à família de línguas indo-européias. O alfabeto etrusco é similar ao grego, porém o vocabulário e a gramática são diferentes. O alfabeto romano, com modificações, deriva do etrusco.
    Maior dos símios brasileiros, o mico-leão-dourado tornou-se uma espécie ameaçada por duas razões. A primeira é a destruição da Mata Atlântica, seu hábitat, um dos ecossistemas mais devastados do mundo, na qual vive em um trecho restrito ao estado do Rio de Janeiro. Em segundo lugar aparece a caça para venda como animal doméstico. Não há dúvida de que, se todos os macacos exercem um grande fascínio sobre as pessoas, o mico-leão-dourado é ainda mais atraente, pela sua rara beleza. O esforço de preservação da espécie conta com a participação de vários países, principalmente dos Estados Unidos.
    Mais de 2 mil anos antes da chegada dos conquistadores espanhóis (ver Descobrimento da América), os incas já tinham uma cultura rica e própria, diferente das de outros povos pré-colombianos (ver Astecas; Maias). Com o passar dos séculos, os incas alargaram seus territórios e foram assimilando características de outras culturas: chavins, nascas, huaris, paracas, tiahuanacos, mochicas e chimús. Pouco antes da descoberta da América, os incas dominavam um grande território que abrangia litoral e montanhas e haviam desenvolvido uma arte sofisticada, original e de elaborada técnica.
    Na condição de colônia britânica, Hong Kong foi governada e assessorada por Londres. A estrutura política colonial estabelecida pelos britânicos se manteve até a soberania do território ser passada para a China.
    No Egito antigo, as esfinges eram estátuas que representavam as divindades, com corpo de leão e cabeça de algum outro animal ou humana, com freqüência uma réplica do rei.
    O artesanato têxtil alcançou, entre os incas andinos, um grande apuro técnico. Os tecidos incas destacavam-se pelos estampados variados e de cores vivas. Os incas conheciam a técnica de produção de vários tipos de tecidos graças à facilidade de matéria-prima: cultivo de algodão e as lãs fornecidas pelas lhamas e alpacas. No artesanato têxtil era comum a aplicação de plumas nos mantos e chapéus.
    O fim do arrendamento britânico possibilitará ao território manter seus sistemas legal, social e econômico durante, pelo menos, mais cinqüenta anos, e garantirá as liberdades civis. A China se encarregará da política externa e da defesa do território.
    O guepardo é considerado o animal mais rápido da Terra; pode alcançar uma velocidade de até 100 km/h quando persegue uma presa. Sua dieta é composta sobretudo por gnus, gazelas, impalas e outros ungulados. A técnica de caça habitual do guepardo é a espreita e, quando está a cerca de 90 m de distância, começa a perseguição. Pesquisas revelam que o guepardo obtém êxito em quase metade das suas tentativas de caça.
    O puma, Felis concolor, é um felino capaz de viver tanto na montanha como no deserto, na floresta, no pântano ou no bosque. É um predador solitário. Os territórios de caça dos adultos sobrepõem-se menos que os de outros felinos, mesmo quando as migrações de suas presas principais, os cervos, reduzem as possibilidades de caça durante o inverno. Por esta razão, os contatos e as possíveis lutas entre pumas são muito raros.
    O templo etrusco situava-se segundo um eixo simétrico de orientação norte-sul sobre um pódio alto. A maioria das cidades etruscas era construída em forma quadrangular com fortificações. Fora das cidades existiam cemitérios que continham as tumbas familiares, construídas sob a terra e com vários aposentos.
    O venenoso peixe-leão é o membro mais espetacular da família dos peixes-pedras ou escorpenídeos. Suas complicadas nadadeiras são providas de longas e delgadas espinhas ocas, cada uma delas conectada a uma bolsa de veneno. Quando ameaçado por um predador ou por um ser humano, essas espinhas atuam como agulhas hipodérmicas e injetam no intruso uma toxina que causa dor e inchação.
    Oba, de autoria de Oswaldo Nunes, tornou-se uma espécie de hino do bloco a partir de 1962, ano em que foi cantado pela primeira vez. Um importante símbolo da história do Bafo da Onça foi o tamanco, usado nas mãos pelos foliões como contraponto perfeito para os seus sambas, tradicionalmente de marcação forte. Embora tenha sido um dos maiores símbolos do carnaval carioca, começou a entrar em declínio com a supervalorização das escolas de samba e também com a construção do túnel Santa Bárbara, que desintegrou a comunidade do Catumbi. Com dificuldades financeiras, deixou de sair no carnaval de 1994.
    Os chineses foram os primeiros a ocupar a região de Hong Kong no segundo milênio a.C.
    Os etruscos, no período de maior poder, possuíam uma força militar impressionante, embora provavelmente não fosse coordenada entre as cidades-estados. A frota era muito poderosa e praticamente dominou o Mediterrâneo durante quase dois séculos.
    POPULAÇÃO E GOVERNO A população é formada por cerca de 20 etnias distintas, das quais as mais numerosas são a mandê e a temne. Os crioulos, descendentes de escravos libertos instalados ali pela Inglaterra, no século XIX, constituem uma importante minoria. São chamados popularmente krios, corruptela do termo inglês creole. Tem uma população (1992) de 4.400.000 habitantes, com uma densidade de 55 hab/km2. A capital, Freetown, tem uma população de 469.776 habitantes; vêm depois Bo, com 26.000 habitantes, e Kenema, com 13.000 habitantes.
    Por volta do ano 432 d.C., os hunos haviam adquirido tanto poder que o tio de Átila, o rei huno Roas, recebia um tributo de Roma. Átila sucedeu a seu tio, dividindo o trono com seu irmão Bleda, a quem assassinou no ano de 445. Derrotou o imperador bizantino Teodósio II, e Constantinopla só foi salva porque o exército huno não conhecia as técnicas de cerco. Contudo, Teodósio foi obrigado a pagar uma contribuição anual.
    Primeiro, os britânicos utilizaram a ilha como base naval durante as guerras do Ópio com a China. Após um segundo confronto em 1860, uniu-se às ilhas de Kowloon e Stonecutters, e em 1898, Hong Kong se tornou um refúgio político para os exilados procedentes do continente chinês, após o estabelecimento em 1912 da República chinesa.
    Rapidamente, recobrou sua qualidade de principal mercado da Ásia oriental. Entretanto, a guerra civil entre nacionalistas e comunistas na China trouxe como conseqüência muitas mudanças econômicas. A colônia teve que recorrer aos seus próprios recursos naturais para desenvolver novas indústrias. Milhares de chineses recém-chegados do continente proporcionaram mão-de-obra e dinheiro, o que possibilitou o rápido crescimento de uma indústria leve durante as décadas de 1950 e 1960. A política liberal de impostos de Hong Kong também atraiu os investidores estrangeiros. O conseqüente desenvolvimento econômico transformou Hong Kong em uma das regiões da Ásia mais ricas e produtivas. Em meados da década de 1970, aumentou a afluência de refugiados do continente. O crescimento econômico continuou, e assim Hong Kong se tornou uma das potências econômicas da região, dentro do grupo de países conhecidos como tigres asiáticos.
    RELIGIÃO Muitos elementos da religião etrusca foram adotados pelos romanos, inclusive os conceitos do regresso cíclico da idade de ouro e o rito de sacrifícios humanos.
    Ricardo I, Coração de Leão (1157-1199), rei da Inglaterra (1189-1199), filho do rei Henrique II e de Leonor de Aquitânia, casado com Berenguela de Navarra. Participou da terceira Cruzada junto com o monarca francês Felipe II Augusto. Essa Cruzada resultou em um fracasso, devido principalmente à falta de harmonia entre os dois soberanos. Capturado quando estava a caminho da Inglaterra por Leopoldo V, Ricardo foi entregue ao imperador Henrique IV e liberado em 1194 depois de pagar um alto resgate. Já na Inglaterra, ele fez as pazes com seu irmão João sem Terra, que vinha conspirando com Felipe para usurpar o trono. Durante cinco anos, a partir de 1194, combateu contra o monarca francês em defesa de suas possessões no continente.
    São digitígrados, isto é, caminham sobre os dedos e com a parte posterior do pé elevada. As patas são providas de almofadas, o que permite ao animal caminhar sem fazer barulho, e têm unhas longas, afiadas e completamente retráteis (à exceção do guepardo).
    Somente 7% de Hong Kong é de terra cultivável, por isso, a maior parte dos alimentos é importada. A agricultura e a pecuária estão confinadas aos Novos Territórios. A pesca, porém, é uma ocupação importante.
    Sua importância como porto marítimo se deve a seu excelente porto natural e por cobrar poucos impostos aduaneiros, maneja uma grande quantidade de mercadorias e funciona como uma importante conexão com o mercado externo da China.
    TERRITÓRIO O território é composto por uma baixa planície litorânea com predomínio de áreas pantanosas, que se eleva até formar um planalto no norte, e um terreno acidentado que se prolonga na direção sul. O clima é tropical.
    Tiahuanaco, assentada nas terras altas da Bolívia, começou a estender-se para a zona meridional dos Andes, enquanto Huari se expandiu rapidamente para dominar a região central, de Cuzco a Cajamarca. A construção destas cidades rigorosamente planificadas — como Azángaro, Jincamocco e Pikillacta — que serviam como centros administrativos provinciais na maioria dos territórios, permitiu à civilização Huari exercer um controle direto sobre uma ampla área. Suas populações também construíram numerosos canais de irrigação e plantaram suas culturas em grandes leiras para obterem melhores rendimentos agrícolas.
    Tigre (cidade), cidade no centro-leste da Argentina, na província de Buenos Aires. Está situada no norte do Distrito Federal e forma parte do Grande Buenos Aires. O seu porto está situado na foz do rio Tigre. Possui indústrias de fabricação de mosaicos, cimentos e sabão. A cidade conta com atividades turísticas e desportivas; partem desde o seu porto embarcações que percorrem o delta do rio Paraná; também, chegam ao porto barcas carregadas com madeiras e frutos do delta. A sua população (1991) é de 253.748 habitantes.
  • Tigre (rio), rio do sudoeste da Ásia, que nasce na Turquia e atravessa o Iraque antes de desembocar no golfo Pérsico. O caudal do Tigre é muito maior do que o do Eufrates. Seu comprimento é de 1.850 quilômetros. Procede de duas correntes ao leste do planalto de Anatólia, que confluem em Til, e correm na direção sudeste pelo Iraque. Seus principais afluentes são o Gran Zab, o Pequeno Zab, o Diyala e Adhaim. Une-se ao Eufrates, formando o Shatt al-Arab. Passa pelas cidades de Diyarbakir (Turquia), Mossul, Tikrit, Samarra e Bagdá (no Iraque).
  • Tigre-dente-de-sabre, representante extinto do grupo dos felinos, que viveu desde o Oligoceno até o Pleistoceno. Seu traço mais notável eram os enormes dentes caninos superiores em forma de espada, que atingiam 18 cm ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores