sábado, 26 de maio de 2012

Estudo indica que geleiras derretem mais lentamente


Uma nova perspectiva, animadora, indica que as geleiras da Groenlândia derretem mais lentamente do que se imaginava. De acordo com um estudo realizado em um período de dez anos, os resultados apontam para a possibilidade do derretimento estar ocorrendo de forma mais lenta que o esperado.
O estudo é liderado por Twila Moon, doutora da Universidade de Washington. A pesquisadora conduziu o estudo tendo como objetivo obter um dado mais preciso, tendo em vista as variações dos dados anteriores.


Quando as geleiras derretem, sobe o nível dos mares. A previsão de aumento de 2 metros até o ano 2100 foi reajustado para 0,8 metro.
A velocidade do derretimento está diretamente ligada à velocidade de deslocamento das geleiras, e ambos processos estão ocorrendo mais lentamente, de acordo com a pesquisa, publicada pela revista Science.
De acordo com Moon, os resultados são importantes para entender os efeitos das mudanças climáticas, mas não respondem a todas as dúvidas sobre o aumento do nível do mar nas próximas décadas.
A pesquisa foi financiada pela agência espacial americana (Nasa) e pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos e servirá como base para a previsão de eventos futuros.
Se as geleiras derretem mais lentamente, as perspectivas se tornam mais animadoras para o meio científico e para a sociedade.

* Com informações do portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores