terça-feira, 15 de maio de 2012

Estatuto dos Animais é apresentado à Câmara


O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB/RS) apresentou à Câmara um Projeto de Lei que visa a estabelecer mais direitos e uma maior proteção aos animais do país. O projeto prevê a instituição do Estatuto dos Animais. A medida tem como justificativa a pequena e vaga legislação existente para casos de abusos cometidos.
O parlamentar ressalta que a lei não seria eficaz se não houvesse um esforço da sociedade em adquirir uma nova e definitiva mentalidade: “Para ser realmente eficaz, a legislação precisa tanto do apoio popular de uma sociedade humanitária e cuidadosa quanto de uma aplicação correta da legislação”, mencionou o parlamentar ao portal Anda.
O deputado expõe a fragilidade da nossa legislação, apontando que os animais estão protegidos dentro da lei de Crimes Ambientais, mas que os artigos art. 29 e 32, são específicos para pesca ilegal, abate etc.
O país, que possui uma das faunas mais ricas e a segunda maior população de animais domésticos do mundo, ainda não consegue traduzir esses dados em qualidade de vida a esses seres, conforme apontado na reportagem do Greenstyle sobre o Dia Nacional dos Animais.
Tendo em vista o preconceito gerado por uma noção de inferioridade dos animais perante os seres humanos, muito enraizada no Brasil, o deputado esclarece: “Não é demérito algum instituir direitos aos animais, ao contrário, uma postura generosa apenas vem dignificar os direitos humanos e contribuir para o amadurecimento da nossa democracia, já que a nossa Constituição Cidadã garante a proteção dos animais.”
Para entrar em vigor, o Estatuto dos Animais precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados, no Senado e, posteriormente, ser aprovado pela presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores