segunda-feira, 2 de abril de 2012

JARDINS SUSPENSOS

Faça você mesmo seu jardim em vasos ou recipientes

Depois de aprender a montar a sua própria horta vertical com as dicas do arquiteto Marcelo Rosenbaum, do programa Caldeirão do Huck, chegou o momento de você montar o seu jardim em vasos ou outros recipientes. É simples e não há limites para a sua imaginação, desde que tudo seja feito com moderação, claro.
Você pode plantar árvores frutíferas, ervas, temperos ou flores. A grande vantagem deste modelo é a eficiência no uso do espaço, já que você pode adaptar o seu jardim às reais condições de seu ambiente. Na área ensolarada, por exemplo, vale plantar alface e espinafre. Já nos cantos com sombra, tomates e pimentões são ótimas opções. O importante levar em consideração as características de cada vegetal.
A escolha do recipiente também é importante. É legal investir em itens que iriam para o lixo, como latas de diversos tamanhos.
Dica: quando está em vasos ou latas metálicas, a água evapora mais rapidamente, porque o material acumula muito calor, que pode inclusive danificar as raízes. No verão, é necessário regar sempre que a cor da terra indicar que ela está seca. Em poucos dias, é possível aprender pela cor se a terra está seca ou ainda úmida. Não deixe de colocar adubo, mas dê atenção às recomendações do fabricante e seja econômico para não queimar as raízes.
Se você gostou da ideia, vamos aos próximos passos.
Será necessário:
- Terra, que pode ser comprada pronta para a jardinagem ou feita por você mesmo. É só ter uma boa drenagem. Use pedras maiores no fundo para garantir que a terra não impeça a água de sair, o que apodrece as raízes;
- Alguns vasos ou recipientes. Certifique-se de que há orifícios de drenagem abertos e limpos;
- Plantas e sementes;
- Ferramentas de jardinagem.
É só colocar a mão na massa. As maiores pedras vão no fundo, para a água escorrer, as menores logo acima e só então vai a terra, que pode ter um pouco de areia para favorecer o escoamento da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores