domingo, 1 de abril de 2012

O que é natureza para você, algo próximo ou distan...

Do livro: Há tesouros em toda a parte-Calvin e Haroldo. Editora Gradiva. Autor Bill Waterson
A forma como nos percebemos diante da natureza afeta, e muito, nossa relação com ela. Nossas experiências no meio natural marcam nossas memórias para sempre, e a falta delas também.
Ninguém no mundo percebe a natureza da forma como você percebe.
Quem se importa com ela está sempre em busca de motivos concretos para demonstrar aos outros sua importância. Eu sei que esses motivos existem e,  além disso, tenho um sentimento de respeito e admiração por seus milhões de anos de evolução.
Nessa minha busca para encontrar motivos que justifiquem a importância da natureza, a primeira questão que me surgiu foi: o que é natureza?  Afinal, para conservá-la temos de conseguir defini-la.
Há alguns anos, fiz um experimento com crianças de quintas e oitavas séries. Queria saber como elas definiam  “natureza”. Ofereci a lista de termos abaixo, pedi para que colocassem o número 1 na frente do termo que, na visão delas, mais se relaciona com natureza e seguissem em ordem crescente até que o número 14 fosse dado ao termo que menos se relacionasse com natureza.
Segue a lista que apresentei para os meninos e meninas:
Florestas
Poluição
Sua casa
Cidade
Deus
Praia
Animais em extinção
Reciclagem
Saúde
Qualidade de Vida
Alimento
Queimadas
Governo
Diversão
Não foi nenhuma surpresa quando percebi o que é natureza para a maioria das crianças: “Florestas” , “Praia” e “Animais em extinção”  eram os primeiros itens de sua lista e “Cidade” e “Casa”, últimos.
Para aqueles pequenos cidadãos urbanos a natureza é algo distante. Estar em contato com ela é sinônimo de férias.
Acredito que muito se perde quando não conseguimos fazer essa conexão entre cidade e natureza.  Apesar de esse ter sido um estudo bem simples (e que requer muitas melhorias metodológicas, eu sei), imagino que a maioria das pessoas compartilham a mesma visão dessas crianças, a de que “natureza” significa “paisagens naturais”.
Essa pode ser uma visão perigosa. Se não estabelecermos a conexão entre “cidade e natureza” e “casa e natureza”, como é que nós, seres urbanos, vamos  poder fazer alguma coisa por ela no dia a dia?
Todo produto que consumimos na cidade utiliza algum tipo de recurso natural para ser produzido. Se você, que mora na cidade, não for consciente disso, estará deixando de lado o maior poder que tem de mudar o mundo: consumir de forma consciente. É isso mesmo pessoal, consumir é um ato político.
Voltando ao tema percepção ambiental, seria mais efetivo do ponto de vista da conservação nos posicionarmos como parte da natureza ou à parte dela? Eu acredito que a primeira posição é a melhor.
No entanto, existem pessoas que podem argumentar: “se somos parte da natureza então tudo que o ser humano faz é natural”. Por outro lado, se nos sentirmos meros protetores da natureza ao invés de dependentes diretos dela, corremos o risco de não darmos a prioridade necessária ao assunto.
Desculpe-me se estou te confundindo, mas se você está aqui no Greenstyle não é à toa. Você provavelmente consegue ver o mundo como o Calvin e o Haroldo da tirinha, enxergando beleza onde muitos não a percebem.  Contudo, ficam as perguntas:  o que é natureza para você? O que você, morador da cidade, faz para contribuir com ela? Compartilhe sua visão de natureza com os outros, quem sabe você inspira alguém…
Por que conservar a natureza afinal? Leia este excelente texto do biólogo e professor Fernando Fernandez e você terá uma ideia.
*Carolina Nalon é bióloga formada na Esalq-USP e life coach da Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente, mora nos Estados Unidos e atende profissionais das áreas ambiental/social. Ela também escreve em seu próprio blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores