segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cogumelos podem substituir isopor em embalagem e isolante

Compartilhe

Tags

Faz muito tempo, mas o telefone já foi considerado uma loucura, assim como imaginar vender carros em outra cor que não fosse o preto. O tempo passa e novas ideias ganham adeptos, por mais estranhas que possam parecer.
Dois pesquisadores, Eben Bayer e Gavin McIntyre, criaram uma alternativa para embalagens e para isolamento térmico que substitui o isopor, uma verdadeira praga para a natureza: isolantes feitos a partir de fungos, como cogumelos.
Diferentemente do isopor e de outros isolantes, que levam até 200 anos para desaparecer dos aterros sanitários, o Greensulate (para isolamento térmico) ou Eco Cradle (para embalagens) são biodegradáveis, já que são produzidos a partir de fungos e resíduos agrícolas como a casca de arroz ou casca de algodão, por exemplo, dependendo se está sendo produzido na China ou na Espanha. Hoje, é fabricado nos Estados Unidos, com palha de milho, entre outras.
A descoberta é tão promissora que já foram investidos nela pelo menos o equivalente a 7,2 milhões de reais. Há diversos motivos para essa aposta. O produto é sustentável do berço à sepultura. Além de ser biodegradável ao final de sua vida útil, sua produção não exige consumo de água e consome um décimo da energia necessária para a produção dos isolantes tradicionais, já que o fungo entra em simbiose com os restos agrícolas no escuro e essa massa pode ser usada em embalagens e isolantes térmicos.
Simples assim: é só triturar e enterrar em seu jardim que ele ainda vira um adubo orgânico.

Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores